segunda-feira, 3 de setembro de 2012

42° BPM/I DIVULGA INFORMATIVO DO MÊS DE ABRIL/12


INFORMATIVO ELETRÔNICO- Edição nº 07 (Abril)



42º BPM/I DESENVOLVE PALESTRA EM ESCOLA ESTADUAL DE PRESIDENTE VENCESLAU

No dia 04 de abril, o Setor de Comunicação Social do 42º BPM/I realizou uma palestra aos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Marinho de Carvalho Filho, conforme a programação de estudos daquela Unidade Escolar, com enfoque especial ao tema “Patrimônio Cultural de Presidente Venceslau”.
Diversas entidades públicas foram convidadas a participar da grade de palestras, dentre elas, a Polícia Militar, que ministrou uma apresentação elaborada pelo 3º Sargento PM Raimundo de Souza Ferreira, abordando assuntos relacionados à história do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que completou 20 anos de atividades desenvolvidas em toda a região do Pontal do Paranapanema.
Os estudantes fizeram diversos questionamentos em relação à criação do Batalhão, sua importância e também sobre o trabalho que é realizado em Presidente Venceslau e em toda a área de atuação.
Questões sobre o trabalho da Polícia Militar no Estado de São Paulo foram discutidas durante o evento, e de maneira especial, contribuiu para esclarecer dúvidas apresentadas pelos participantes, que demonstraram imensa satisfação em conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Instituição.
A direção e professores daquela Casa de Ensino consideraram positiva a participação da Polícia Militar no evento, uma vez que proporcionou uma oportunidade ímpar aos estudantes, inclusive estreitando o relacionamento e a sintonia, indo ao encontro dos princípios de Polícia Comunitária.


42º BPM/I REALIZA REUNIÃO PARA ANALISAR OS ÍNDICES CRIMINAIS NA ÁREA DO BATALHÃO



Na manhã do dia 05 de abril, o Major PM Jefferson Bastos, Comandante Interino do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, reuniu-se com todos Oficiais e Sargentos, responsáveis pela Segurança Pública nos onze municípios da área, para expor e analisar os índices criminais e operacionais referentes à área de atuação da Unidade, no 1º trimestre de 2.012.






A reunião foi realizada na sede do Batalhão, em Presidente Venceslau, onde também foi elaborado o planejamento estratégico para o próximo trimestre, que levou em conta os índices avaliados e discutidos, além de apontar as novas metas para o próximo período.





42º BPM/I DESENVOLVE PALESTRA NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTO ANASTÁCIO

No dia 12 de abril, o 1º Tenente PM Anderson Sergio Romão, Comandante do 4° Pelotão de Santo Anastácio/SP, realizou uma palestra com o tema “Colaboradores da Segurança Pública” na Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Santo Anastácio (ACIA).

A palestra abordou diversos aspectos da Segurança Pública, tais como: regras de segurança ao acionar o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), Vitimologia (estudo da vítima), segurança em residências, segurança em bancos, ainda solucionou dúvidas e expôs orientações de cuidado em relação aos bens que o indivíduo possui.
O objetivo do evento foi relatar ao público a importância de ser um Colaborador de Segurança, como permanecer em determinadas situações e como buscar meios para evitar a se tornar vítimas de crimes.
Estiveram presentes no evento o Presidente da Câmara Municipal de Santo Anastácio, Valdomiro Finassi; o Presidente da ACIA, Marcelo Tetila Banar, que teve a iniciativa do evento, bem como o apoio do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).



HOMENAGEM AOS POLICIAIS MILITARES DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012 E ENTREGA DE MEDALHA “HONRA AO MÉRITO”.


No dia 12 de abril, Policiais Militares da 3ª Companhia do 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior foram homenageados em solenidade realizada na Câmara Municipal de Teodoro Sampaio/SP.
Os Soldados PM Paulo Stanley da Cruz, Flávio Aristides Nezo, Reinaldo Pinheiro Dias e Raimundo Costa de Lima Junior, foram eleitos “Policiais Militares de Fevereiro de 2012, por terem se destacado em suas funções operacionais. Já o 1º Tenente PM Ives Minosso de Almeida Ramos, recebeu da Câmara de Vereadores local, a medalha de “Honra ao Mérito”.


Na ocasião estiveram presentes, o Major PM Jefferson Bastos, Comandante Interino do 42° BPM/I, o Capitão PM André Timachi Madrid, Subcomandante Interino do 42° BPM/I, o Capitão PM Márcio Agamenon Goes de Souza, Coordenador Operacional Interino da Unidade, o Presidente da Câmara de Teodoro Sampaio, Edvanildo de Souza Moreira, Helder de Faria, o Gestor Ambiental do Parque Estadual Morro do Diabo, Cesar Herling, Vereador, dentre outras autoridades.




Os familiares dos policiais militares eleitos também foram homenageados, pois são peças fundamentais e relevantes na vida desses profissionais, uma vez que encontram na família o verdadeiro suporte e apoio para o desenvolvimento das diversas atividades.







42º BPM/I PARTICIPA DO MUTIRÃO ORGANIZADO PELO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE PARA “CAMPANHA DO AGASALHO 2012”

A 1ª Cia do 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior, juntamente com a Polícia Civil, o Tiro de Guerra e o Fundo Social de Solidariedade de Presidente Venceslau/SP, realizaram na manhã de 14 de abril um mutirão que teve como finalidade arrecadar roupas e calçados para a Campanha do Agasalho 2012.

O mutirão foi realizado pelas ruas de Presidente Venceslau e obteve uma arrecadação expressiva de aproximadamente 17.500 (dezessete mil e quinhentos) itens, os quais foram doados ao Fundo Social de Solidariedade local e posteriormente serão distribuídos às entidades cadastradas e aos assentamentos do município.

CONCESSÃO DE LÁUREA DO MÉRITO PESSOAL EM 1º GRAU

Foi publicada no Boletim Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo nº 072 de 16 abril de 2012, a concessão de Láurea de Mérito Pessoal em 1º grau ao Soldado PM Cláudio César Aguiar.
A Láurea de Mérito Pessoal é concedida em até 5 graus (1°, 2°, 3°, 4° e 5º grau), tornando-se uma condecoração valorosa da Polícia Militar aos seus integrantes em razão dos bons serviços prestados à Instituição.
O Soldado PM César exerce suas funções no Programa de Policiamento de Força Tática do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Nesta ocasião foi agraciado com a Láurea em 1° grau (mais alto grau) devidos ao seu destaque profissional em ocorrências policiais.



POLÍCIA MILITAR TEM NOVO COMANDANTE GERAL

Na tarde do dia 24 de abril de 2012, às 17h00min, houve a assunção do novo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo em solenidade realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo.
Há pouco menos de um mês o Coronel PM Álvaro Batista Camilo solicitou sua passagem para a reserva e desde então o cargo foi ocupado pelo Coronel PM Pedro Batista Lamoso, que antes exercia a função de Subcomandante da Polícia Militar, permanecendo no cargo até o dia 24 de abril, data em que passou o Comando ao Coronel PM Roberval Ferreira França, em evento solene.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, inclusive do Excelentíssimo Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Secretário da Segurança Pública, Excelentíssimo Sr. Antônio Ferreira Pinto.

Coronel PM Álvaro Batista Camilo





Coronel PM Pedro Batista Lamoso



Coronel PM Roberval Ferreira França
Novo Comandante Geral da Polícia Militar

POLICIAIS MILITARES DO 42° BPM/I ATUAM NA “FORÇA NACIONAL”

Dois Policiais Militares do 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior atualmente estão exercendo suas funções na Força Nacional de Segurança Pública.
A Força Nacional foi criada no ano de 2004 para atender às necessidades emergenciais dos Estados, em questões onde se fazem necessárias uma interferência maior do poder público ou quando detectada urgência de reforço na área de segurança pública. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia Federal, em Brasília/DF. As instruções são diversificadas e abrangem vários assuntos, dentre eles: Direitos Humanos, Controle de Distúrbios Civis, Policiamento Ostensivo, Gerenciamento de Crises e Técnicas de Tiro.
Durante o treinamento, os policiais têm que cumprir uma carga horária mínima de 110 horas. Na maior parte do tempo os exercícios acontecem ao ar livre. Os agentes simulam acompanhamentos e abordagens a suspeitos. A idéia do curso é criar um padrão de comportamento que seja seguido por todo o efetivo.
Os policiais da Força Nacional, após treinamento ou atuação, são reintegrados às suas respectivas funções, em seus Estados, tendo a oportunidade de repassar os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas Corporações.
Um dos Policiais Militares que está na Força Nacional é o Soldado PM Fabrício Gonçalves Vilerá, da 2ª Companhia PM, sediada no município de Presidente Epitácio/SP. O Soldado PM Vilerá está atuando em Ponta Porã/MS, onde o foco principal de operações é o combate ao contrabando, tráfico de drogas, pessoas e armas, e ainda o crime organizado.
As operações são desenvolvidas especialmente na fronteira do Estado, visto a grande movimentação de pessoas pela região. O policiamento é desenvolvido de maneira semelhante aos procedimentos adotados pela Polícia Militar, uma vez que há patrulhamento e bloqueio em estradas vicinais, rurais e rodovias, executadas no Estado de São Paulo pelas polícias rodoviária e ambiental.
Já o Soldado PM Neymar Amado, que atuava no Programa de Policiamento de Força Tática, em Presidente Venceslau/SP, atualmente exerce suas funções em Luziânia/GO, cidade que fica nos arredores de Brasília/DF.
O Soldado PM Amado está participando da Operação Serrado, que é desenvolvida nas cidades circunvizinhas à Brasília, tendo por objetivo o policiamento com vistas à redução da criminalidade.
A permanência desses policiais na Força Nacional de Segurança é por tempo indeterminado. Inicialmente foi realizado um contrato pelo período de pouco mais de um ano, podendo ser prorrogável por tempo indefinido.
A atuação desses policiais militares na Força Nacional é de extrema importância, pois além de representarem o Estado de São Paulo em grande parte do território nacional, também é importante para o engrandecimento pessoal e valorização profissional, além da interação e unificação das polícias em âmbito nacional.

ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

No dia 20 de abril, o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior formou nova turma do Estágio de Atualização Profissional (EAP).
O EAP é um estágio destinado a todos os policiais militares da ativa, que devem freqüentar anualmente com o objetivo de atualizar, avaliar e aprimorar as técnicas profissionais, bem como conhecer as inovações da Polícia Militar.
Essa turma, por exemplo, contou com aproximadamente 20 policiais militares, entre cabos e soldados pertencentes aos 11 municípios da área do 42° BPM/I.


POLICIAIS MILITARES DO 42º BPM/I SÃO PROMOVIDOS

No dia 21 de abril, Policiais Militares do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior foram promovidos, galgando novas graduações na hierarquia da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
As promoções foram publicadas no Diário Oficial do Estado nº 76 de 21 de abril, na seguinte conformidade:
Para Subtenente PM por antiguidade: o 1º Sargento PM Cláudio Roberto de Souza da 1ª Companhia PM – Presidente Venceslau;
Para segundo Sargento PM por merecimento: o 3º Sargento PM 894462-8 Aloísio Francisco de Araújo Júnior da 1ª Companhia PM – Santo Anastácio;
Para Cabo PM por antiguidade: o Soldado PM Sidnei Aparecido Teixeira da 1ª Companhia PM – Santo Anastácio
O Comando do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior parabeniza a todos pela promoção e deseja que suas carreiras continuem sendo coroadas de sucesso e muitas realizações.


PM DO 42º BPM/I PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM PRESIDENTE EPITÁCIO/SP

No dia 06 de abril, Policiais Militares da 2ª Cia do 42º BPM/I prenderam um indivíduo por tráfico de entorpecentes na cidade de Presidente Epitácio/SP.
Por volta das 09h40min, os Policiais Militares receberam informações de que pela Rua Rui Barbosa estaria ocorrendo o tráfico de entorpecentes e de imediato se deslocaram para o referido local. Ao observarem o local notaram uma estranha movimentação de pessoas. Foi realizado cerco na área, onde obtiveram êxito em abordar um suspeito.
Durante a abordagem foi encontrado um aparelho celular, a quantia de R$20,00 (vinte reais), um invólucro contendo em seu interior aproximadamente 10 (dez) trouxinhas de “crack”, totalizando 0,0032 Kg e ainda um pote para armazenamento de entorpecentes.
Foi dada voz de prisão ao indivíduo por tráfico de entorpecentes, sendo ratificada posteriormente pelo Delegado de Plantão, permanecendo à disposição da Justiça.


PM DO 42º BPM/I PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM PRESIDENTE EPITÁCIO/SP


No domingo, 08 de abril, Policiais Militares do Programa de Policiamento de Força Tática do 42º BPM/I prenderam um indivíduo por tráfico de entorpecente na cidade de Presidente Epitácio/SP.
Por volta das 00h19min, os Policiais Militares estavam em patrulhamento pela Avenida José Vicente Júnior, quando observaram a circulação de pessoas em uma residência ali localizada, onde pessoas entregavam dinheiro a um indivíduo e logo depois recebiam algo em troca.
Em determinado momento um jovem foi até a referida residência, efetuou a troca e dirigiu-se à Orla Fluvial, sendo abordado em seguida pelos PM.
Durante a abordagem ao adolescente, foi localizado um invólucro contendo substância entorpecente (cocaína).
Em seguida os militares novamente se deslocaram à residência e abordaram um indivíduo que havia sido citado pelo adolescente. Localizaram a quantia de R$90,00 (noventa reais) no bolso de sua calça e no interior da residência uma carteira com R$390,00 (trezentos e noventa reais).
Ao ser indagado, o indivíduo alegou que realmente comercializava drogas naquele local e que havia mais dois invólucros grandes de cocaína, uma balança de precisão, um aparelho celular Motorola, uma tesoura e outra quantia em dinheiro no valor de R$3.174,00 (três mil cento e setenta e quatro reais) no interior de uma botina, em seu quarto.
O indivíduo foi preso por tráfico de entorpecentes e conduzido ao Plantão de Polícia Judiciária, onde foi ratificada a voz de prisão, permanecendo à disposição da Justiça e aguardando remoção para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau/SP. O adolescente foi ouvido na presença da Conselheira Tutelar e, após as medidas pertinentes, foi liberado.

MOTOCICLETA É APREENDIDA COM PLACA ADULTERADA

No dia 09 de abril, Policiais Militares da 3ª Cia do 42º BPM/I apreenderam uma motocicleta que estava com a placa adulterada em Euclides da Cunha Paulista/SP.

Por volta das 20h12min, os Policiais Militares perceberam uma atitude suspeita do condutor de uma motocicleta e de imediato efetuaram a abordagem. Nesse momento foi constatado que o condutor não possuía habilitação e também não portava os documentos da motocicleta.
Ao ser verificado junto ao COPOM, verificou-se que a placa era de outra motocicleta e que estava adulterada com fita isolante, estando o lacre de segurança rompido e o licenciamento irregular desde 2010.

O indivíduo e a motocicleta foram conduzidos à delegacia de Polícia. O veículo permaneceu apreendido e o indivíduo à disposição da Justiça.



POLICIAIS DO 42º BPM/I APREENDEM 07 ARMAS E 58 MUNIÇÕES EM MIRANTE DO PARANAPANEMA/SP

No dia 17 de abril, Policiais Militares da 3ª Cia do 42º BPM/I apreenderam diversas armas e munições em uma propriedade rural localizada no município de Mirante do Paranapanema/SP.
Por volta das 06h19min, os Policiais Militares deram início ao cumprimento de busca domiciliar em uma fazenda daquele município.
Após contato com o proprietário do local os militares realizaram busca pela residência, onde localizaram 01 (uma) espingarda, marca Rossi SLLR, calibre 22; 01 (uma) espingarda marca Rossi, calibre 36; 01 (uma) espingarda, marca Rossi, oxidada, um cano, calibre 36; 01 (um) revólver Taurus, calibre 38; 01 (um) revólver Taurus, calibre 32, inoxidável; 01 (uma) espingarda de pressão, marca Rossi, calibre 4,5; 01 (um) revólver de pressão artesanal, marca Smith Wess; além de 58 (cinquenta e oito) munições de diversos calibres, cápsulas deflagradas e materiais destinados a confecções de munições.
Diante dos fatos, as armas, munições e objetos foram encaminhados ao Plantão de Polícia Judiciária, onde permaneceram apreendidos. O proprietário foi autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e liberado em seguida, mediante pagamento de fiança.



PM PRENDE INDIVÍDUO EM FLAGRANTE DELITO POR PORTE ILEGAL DE ARMA EM MIRANTE DO PARANAPANEMA/SP

No dia 27 de abril, Policiais Militares da 3ª Cia do 42º BPM/I detiveram 01 (um) indivíduo que portava um revólver e estava em um bar na cidade de Mirante do Paranapanema/SP.


Durante a abordagem foi realizada busca pessoal e os PM localizaram a arma de fogo no banheiro do estabelecimento, que ali foi deixada pelo indivíduo, assim que percebeu a presença dos Policiais Militares no local.
O revólver calibre 38 tinha a numeração raspada e estava municiado com 06 (seis) cartuchos intactos.
O indivíduo foi imediatamente preso e conduzido ao Plantão de Polícia Judiciária, juntamente com a arma de fogo apreendida, sendo transferido em seguida para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL/2012

42º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR
POST/GRAD
RE
NOME
CIA/PM
DATA NASC.
Sd PM
934.168-4
LUIZ CARLOS LUCAS
2º Gp PM/1ª Cia PM
02/04
Sd PM
113.297-A
FÁBIO GOMES DE OLIVEIRA OTTONI
Pel PM/1ª Cia PM
03/04
Sd PM
110.234-6
ROBSON DIAS DE SOUZA
Pel PM/2ª Cia PM
04/04
Cb PM
823.437-0
LUIZ CARLOS ARGENTINO
1º Gp PM/2ª Cia PM
06/04
Cb PM
934.509-4
EMERSON ARAUJO FEITOSA
EM
06/04
Sd PM
963801-6
GILMARA BRASILINA FEITOSA
Pel PM/3ª Cia PM
07/04
Cb PM
100.237-6
ADILSON JOSÉ CARLOS
Pel PM/2ª Cia PM
10/04
Sd PM
129.466-A
SANLLEY RAFAEL FERREIRA SANTIAGO
Pel PM/3ª Cia PM
10/04
Sd PM
111.721-1
EMERSON DEL POZZO DOS SANTOS
Pel PM/1ª Cia PM
12/04
Sd PM
952.844-0
AVELAU RODRIGUES GOMES
Pel FT/Cia FT
13/04
Sd PM
960.533-9
EDINEIA FERREIRA COIMBRA
EM
13/04
3º Sgt PM
902.100-A
OSMAR AZEVEDO DIAS
EM
14/04
Cb PM
976.244-2
WILLIAN FRANK SOARES NUNES
EM
14/04
Sd PM
975.813-5
PAULO ALVES PORTUGAL
2º Gp PM/1ª Cia PM
17/04
Sd PM
113.901-A
ORDILEI BATISTA DA CRUZ
Pel PM/2ª Cia PM
18/04
Cb PM
873.166-7
HELIO CESAR DA CUNHA COLLETE
Pel PM/1ª Cia PM
19/04
Cb PM
107.748-1
DANILO LUIZ DA COSTA
Pel PM/2ª Cia PM
19/04
Sd PM
992.129-0
MAURI ROSA
Pel PM/1ª Cia PM
21/04
Sd PM Temp
532.317-7
KARINA NASCIMENTO DOS SANTOS
1ª Cia PM
21/04
Cb PM
106.249-2
LUCIANA JORDÃO
Pel PM/1ª Cia PM
22/04
Sd PM
963.817-2
EDGAR VICENTE DA SILVA GUIRADO
3º Gp PM/1ª Cia PM
22/04
Sd PM
129.478-4
RENAN LINS DA SILVA
Pel PM/3ª Cia PM
22/04
Cb PM
117.166-6
MARCELO MARTINS DE LÁBIO
Pel PM/1ª Cia PM
23/04
Sd PM
960.147-3
ANTONIO LUIZ DE CARVALHO
Pel PM/3ª Cia PM
23/04
Sd PM
981.536-8
LUCIANA FERRER SAMORANO
EM
24/04
1º Sgt PM
882.563-7
EDSON JOAQUIM DE LIMA
1º Gp PM/1ª Cia PM
25/04
Sd PM
980.999-6
CLAUDEMIR MOURA DA SILVA
Pel FT/Cia FT
26/04
Sd PM
963.793-1
SUZECLAIR FERNANDES
Pel PM/1ª Cia PM
27/04
Sd PM
100.149-3
WILSON CESAR CALADO
Pel PM/3ª Cia PM
27/04
Sd PM
887.085-3
JOSE ANTONIO QUEIROZ
Pel PM/3ª Cia PM
28/04
Cb PM
881.850-9
JOSE APARECIDO DOS SANTOS
Pel PM/2ª Cia PM
30/04


A todos um Feliz Aniversário!

Os mais sinceros votos de saúde, alegria e sucesso junto àqueles que lhes são caros!
Parabéns!!!




Conheça mais sobre a nossa Unidade pela Internet:
Facebook: Quadragésimo Segundo Bpmi
Twitter: @42BPMI
Dúvidas, críticas e sugestões: 42bpmip5@policiamilitar.sp.gov.br

Comandante Interino: Maj PM Jefferson Bastos
Supervisão: Cap PM André Timachi Madrid
Revisão: 1º Ten PM Richardison Campos
Diagramação: 3° Sgt PM Raimundo de Souza Ferreira
Sd PM Temp Laís Monteiro de Carvalho


Voltar a Lista de Informativos                              Voltar a página Inicial do 42° BPM/I





Nenhum comentário:

Postar um comentário