sábado, 15 de dezembro de 2012

42° BPM/I DIVULGA INFORMATIVO DO MÊS DE AGOSTO/12





O 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior, Unidade da Polícia Militar sediada no município de Presidente Venceslau/SP, e que abrange também os municípios de Presidente Epitácio, Teodoro Sampaio, Santo Anastácio, Rosana, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi e Ribeirão dos Índios, tem a honra de informar ao caro leitor sobre as notícias, eventos e ocorrências de destaque do mês de agosto de 2012.








42º BPM/I RECEBE NOVOS POLICIAIS MILITARES NO MÊS DE AGOSTO

Durante o mês de agosto o efetivo do 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior foi reforçado com a apresentação de vários Policiais Militares, os quais foram designados para trabalhar em municípios de abrangência da Unidade. Os policiais foram recepcionados pelo Comando e imediatamente designados para exercerem suas funções no policiamento. Vejamos um breve histórico sobre os PM apresentados:


SOLDADOS PM RODRIGO DANTAS NASCIMENTO E MAGNO GONÇALVES DE BARROS

No dia 06 de agosto, apresentaram-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior os Soldados PM Rodrigo Dantas Nascimento e Magno Gonçalves de Barros, ambos transferidos para esta Unidade por conveniência própria.
O Soldado PM Rodrigo trabalha na Instituição há quase 06 anos, onde neste período frequentou o Curso de Formação de Soldados, concluindo-o em 2007, e posteriormente atuando no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (Zona Norte da capital), hoje atual 47° BPM/M, bem como atuou na Operação Verão no ano de 2008.
O Soldado PM é casado com a Senhora Thalita Graziely Dantas do Nascimento, e atualmente espera pelo nascimento de seu primeiro filho.
O militar possui curso de Técnico em Administração pelo Centro Paula Souza (ETEC) de Presidente Venceslau/SP.
Já o Soldado PM Magno é policial militar há 10 anos, sendo que ingressou na carreira em 2002 e posteriormente serviu no 35° BPM/I em Campinas/SP, por um ano, sendo que logo após a criação do 47° BPM/I na mesma cidade, este apresentou-se para exercer suas funções no local.
O policial é casado com a Senhora Rudnéia Rodrigues Prates Mattos e tem uma filha, Ana Beatriz.
            Os policiais ao se apresentarem no 42º BPM/I foram designados para trabalhar no 3º Pelotão PM da 3ª Companhia PM, no município de Rosana/SP.





                       Soldado PM Rodrigo                                     Soldado PM Magno



CABO PM HELMUTH GUST FILHO

No dia 09 de agosto (quinta-feira), apresentou-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior o Cabo PM Helmuth Gust Filho, transferido para esta Unidade por conveniência própria.
O Cabo PM Helmuth trabalha na Polícia Militar há cerca de sete anos. Concluiu o Curso de Formação de Soldados em 2005 e foi classificado no 40º BPM/I, passando a exercer suas funções na cidade de Votorantim, Unidade pertencente ao Comando de Policiamento do Interior-7 (região de Sorocaba).
No ano de 2009 foi transferido para o 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado na cidade de Dracena, passando a trabalhar no município de Junqueirópolis até sua transferência para o 42º BPM/I.
É casado com Sra. Renata Andrade do Nascimento Gust e tem dois filhos: Lucas e Beatriz.
O Policial Militar foi designado para trabalhar no município de Euclides da Cunha Paulista/SP.


SOLDADO PM DAIANE THAÍS MESSIAS COSTA


No dia 10 de agosto (sexta-feira), apresentou-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior a Soldado PM Daiane Thaís Messias Costa, transferida para esta Unidade por conveniência própria.
A Soldado PM Daiane trabalha na Polícia Militar há cerca de 04 anos. Concluiu o Curso de Formação de Soldados em 2009 e foi classificada no 49º BPM/M, passando a exercer suas funções na região de Pirituba, na Capital.
É mãe do pequeno Iander Messias Costa Silva, de cinco meses de idade e reside na cidade de Marabá Paulista. É formada em Letras (licenciatura plena) e possui complementação pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau/SP.
A Policial Militar foi designada para trabalhar no município de Marabá Paulista/SP.





SOLDADO PM ALCIONE ALVES CARDOSO

No dia 13 de agosto (segunda-feira), apresentou-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior o Soldado PM Alcione Alves Cardoso, transferido para esta Unidade por conveniência própria.
O Soldado PM Alves trabalha na Polícia Militar há cerca de 04 anos. Concluiu o Curso de Formação de Soldados em 2009 e foi classificado no 22º BPM/M, zona sul da Capital, passando a exercer suas funções na região do Jardim Mirian.
É casado com Sra. Lucimara Pereira de Oliva Barbosa, tem três filhas: Suelen, Mayara e Ananda.
O Policial Militar foi designado para trabalhar no município de Rosana/SP.



SOLDADO PM RONALDO ESTÉCIO CALEGARI

No dia 14 de agosto (terça-feira), apresentou-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior o Soldado PM Ronaldo Estécio Calegari, transferido para esta Unidade por conveniência própria.
No período de 1988 a 1994 já havia trabalhado na Polícia Militar do Estado de São Paulo, na graduação de Soldado PM, exercendo suas funções na cidade de Santo Anastácio, quando se exonerou.
No dia 10 de novembro de 1997 novamente ingressou nas fileiras da Instituição, concluindo o Curso de Formação de Soldados na cidade de Presidente Prudente, onde trabalhou até ser transferido para o 42º BPM/I.
É casado com Sra. Simone Jofre Calegari e tem quatro filhos: André, Lucas, Filipe e Rafaela. Seu filho André é Soldado da Polícia Militar e exerce suas funções no 24º BPM/M, sediado na cidade de Diadema/SP.
O Policial Militar foi designado para trabalhar no município de Caiuá/SP.


SOLDADO PM EDSON JERACINO DA SILVA

No dia 14 de agosto (terça-feira), apresentou-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior o Soldado PM Edson Jeracino da Silva.
Nos anos de 2006 e 2008 foi Soldado PM Temporário e trabalhou na sede do 42º BPM/I.
Concluiu o Curso de Formação de Soldados no dia 03 de outubro de 2011 e foi classificado no 10º BPM/I, passando a exercer suas funções na cidade de Piracicaba, Unidade pertencente ao Comando de Policiamento do Interior-9.
Frequentou o Curso de Formação de Soldados na cidade de Junqueirópolis, município da região de Dracena.
É casado com Sra. Daniela de Oliveira Araújo. O Policial Militar foi designado para trabalhar no município de Presidente Venceslau/SP.





SOLDADO PM RUDI JAIRO STAQUICINI

No dia 14 de agosto (terça-feira), apresentou-se no 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior o Soldado PM Rudi Jairo Staquicini.
O Soldado PM Staquicini concluiu o Curso de Formação de Soldados no dia 03 de outubro de 2011 e foi classificado no 10º BPM/I, passando a exercer suas funções na cidade de Piracicaba, Unidade pertencente ao Comando de Policiamento do Interior-9.
Frequentou o Curso de Formação de Soldados na cidade de Junqueirópolis, município da região de Dracena.
Dentre suas especializações, destaca-se o Curso Técnico de Marinheiro Fluvial de Convés, realizado anteriormente ao seu ingresso nesta Instituição.
É casado com Sra. Vânia Angela de Almeida Staquicini e tem uma filha: Yasmin.
O Policial Militar foi designado para trabalhar no município de Presidente Epitácio/SP.

ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO A FURTO E ROUBO DE BICICLETAS

A 2ª Companhia PM do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que atende os municípios de Presidente Epitácio e Caiuá, no último dia 11 de julho divulgou no Jornal “A Fronteira” de Presidente Epitácio, algumas orientações sobre cuidados quanto a prevenção de furtos ou roubos de bicicletas.
A matéria enfatizou assuntos referentes à segurança dos ciclistas, dos pedestres e apresentou dicas de como agir em casos de furto e roubo, como pode ser observado na íntegra à matéria a seguir transcrita na íntegra:
“A Polícia Militar de Presidente Epitácio prepara um alerta aos cuidados que proprietários de bicicletas devem ter para evitar furtos e acidentes. Foi enfatizado que é importante circular em uma velocidade segura de forma a não criar perigo, nem para  sua segurança e nem dos outros. Outra dica é respeitar os pedestres e outros usuários da via pública. Para garantir ainda mais sua segurança evite andar sozinho em lugares desertos. Sempre que possível pedale com amigos. Também é importante reforçar que o proprietário evite emprestar sua bicicleta a estranhos, mantendo sempre a bicicleta sob vigilância. Outra dica é usar trancas e cadeados caso precise deixá-la sozinha, mesmo que seja só por alguns instantes. A Polícia Militar reforça ainda a importância e exigência da nota fiscal no ato da compra da mesma. Solicite ainda que o número do quadro (chassis) conste na nota. Em caso de furto, a nota é sua maior garantia para recuperá-la. Em caso de furto ou roubo, ligue para a Polícia e forneça todos os dados e as características particulares de sua bicicleta (marca, número do quadro, cor, modelo etc); Se você viu o ladrão tente descrevê-lo (cor, altura, roupas, direção dafuga, etc); Não reaja. Sua vida não tem preço”.


 
ORLANDO ALVARENGA E A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA

O dia 12 de agosto é uma data importante para a história Paulista. Esse dia ficou marcado pela morte de Orlando Alvarenga, herói da Revolução Constitucionalista de 1932. O Capitão PM Marcio Agamenon Goes de Souza, Chefe do Setor de Comunicação Social do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, elaborou uma matéria jornalística referente aos detalhes desse marco histórico, pouco ensinado nos bancos escolares. A matéria jornalística foi publicada em vários veículos de comunicação da região: Vejamos na íntegra o importante conteúdo:

“O povo paulista comemorou no mês de julho o aniversário de oitenta anos da Revolução Constitucionalista de 1932, fato histórico de grande importância para nosso Estado e para o Brasil.
Getúlio Vargas havia tomado o poder em 1930 e o povo paulista se voltou contra essa medida e exigiu a promulgação de uma nova Constituição. Com a negativa de Vargas o Estado de São Paulo protestou e no dia 23 de maio de 1932, durante uma manifestação na Capital, quatro estudantes foram alvejados e mortos pelas forças do Governo. Eram eles: Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade.
A morte dos quatro jovens comoveu o Estado de São Paulo e a sigla MMDC foi criada como um símbolo de coesão e de insatisfação do Povo Paulista. Como se sabe MMDC significa Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo e lembra o sacrifício dos Paulistas em sua causa.
 A situação ficou tão insustentável que os Paulistas se rebelaram contra as forças de Getúlio Vargas e no dia 9 de julho teve início a Revolução Constitucionalista, onde o povo de nosso Estado pegou em armas para defender sua causa.
Apesar da derrota nos campos de batalha, os Paulistas saíram-se vitoriosos, já que uma nova Constituição passou a reger a vida dos brasileiros em 1934.
Mas um fato histórico é pouco ensinado nos bancos escolares e pouca gente tem ciência dele: outra pessoa morreu em decorrência da repressão das forças federais no dia 23 de maio de 1932. Trata-se de Orlando Alvarenga que, com trinta e dois anos na data dos fatos, foi alvejado na coluna lombar, teve sua medula esfacelada, agonizou por oitenta e um dias e morreu no dia 12 de agosto em decorrência dos ferimentos.
Alvarenga era um dos Paulistas que protestavam contra o golpe de Getúlio Vargas, mas sua história é pouco conhecida pois não morreu no momento em que foi atingido.
Aliás, não foram somente Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga que morreram defendendo a causa dos Paulistas. Muitos outros também pereceram lutando por um Estado e um País melhores. E para que a morte de Alvarenga e dos demais Paulistas que tombaram nos campos de batalha não ficassem esquecidos, um projeto de lei do Deputado Estadual Olímpio Gomes, nascido e criado em Presidente Venceslau, foi aprovado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, transformando-se na Lei N.º 13.840 de 01/12/2009, que instituiu o “Dia de Orlando Alvarenga e dos Herois Anônimos da Revolução de 1932”.
Passados oitenta anos da Revolução Constitucionalista, o Povo Paulista continua a demonstrar seu amor ao Brasil, pois nosso Estado figura na vanguarda de tudo aquilo que dá certo no País. E cabe a cada geração de Paulistas e de outros brasileiros que adotaram nosso Estado para viver e criar seus filhos a obrigação de render em cada mês de julho as mais efusivas homenagens àqueles que lutaram e morreram por uma causa digna e justa”.
Marcio Agamenon Goes de Souza, 39, Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é Chefe do Setor de Comunicação Social do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Presidente Venceslau.


SOLDADOS PM TEMPORÁRIOS DO 42º BPM/I SÃO APROVADOS NA 1ª FASE DO CONCURSO PARA SOLDADO PM

No dia 09 de agosto (quinta-feira), foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 149 a relação de aprovados na 1ª fase do Concurso para Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Dentre os aprovados estão sete jovens que atualmente exercem as funções de Soldado PM Temporário na sede do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
São eles: Soldados PM Temporários Lais Monteiro de Carvalho, Vanessa Farias de Lima, Bruno Freitas Vassoreli Silva, Vitor Hugo Batista Colombo, Letícia Cena de Brito, Marina Laurence de Souza Andrade e Djalma Alves Queiroz Júnior.

Os candidatos agora serão submetidos às demais provas do concurso, teste de aptidão física, exames de saúde e odontológico, exames psicológicos e investigação social, estando previsto para meados do mês de maio de 2013 o resultado final e divulgação da lista de classificados.
O Comando do 42º BPM/I parabeniza a todos e deseja que os aprovados estejam revestidos de espírito de motivação, uma vez que já deram o primeiro passo para o ingresso efetivo na Instituição, necessitando agora de muita perseverança e esforço para transpor as demais fases do concurso.


“POLÍCIA MILITAR REMODELA AÇÕES PARA DIMINUIR ÍNDICES CRIMINAIS EM PRESIDENTE EPITÁCIO

No dia 08 de agosto, o Jornal “Gazeta Semanal” de Presidente Epitácio veiculou uma matéria, divulgando as medidas operacionais adotadas pelo Comando do 42º BPM/I e Comandante da 2ª Companhia PM, visando a diminuição dos índices criminais daquela Subunidade, que atende aos municípios de Presidente Epitácio e Caiuá. Leia a seguir a matéria na íntegra:
Buscando diminuir os índices de criminalidade contabilizados em Presidente Epitácio, a Polícia Militar está remodelando seu patrulhamento para inibir e diminuir as ações criminosas. Dentre as novas medidas, além da mudança no patrulhamento, a PM está realizando Campanhas Educativas, voltadas principalmente para orientação e prevenção de furtos, que é a principal ação criminosa praticada no município.
Segundo o Comandante da Companhia, Capitão PM Luis Nelson Disaró, as novas medidas implantadas já vem surtindo efeito, onde o número de furtos registrados no segundo trimestre de 2012, foi menor do que o contabilizado no primeiro trimestre também de 2012. Apesar dos avanços, o objetivo da Polícia Militar é diminuir ainda mais esses índices.
Nesse sentido foi implantada uma remodelação da estrutura operacional de policiamento em Presidente Epitácio, que dividiu a área geográfica do município em duas partes, a partir do centro (Av. Presidente Vargas), ficando o policiamento do lado par a cargo do 1º Pelotão de Polícia, comandado pelo 1º Tenente PM Ribeiro, e a área que compreende o lado direito da cidade, comandado pela 1º Tenente PM Simone. Toda a estrutura de pessoal da Companhia e viaturas, também foram divididas em dois grupos para atender às novas ações de patrulhamento. Em complemento a essas ações, o Comandante solicitou ao Batalhão mais duas viaturas para reforçar o policiamento principalmente nas áreas que registram os maiores índices de furtos, bem como o reforço no patrulhamento do Distrito do Campinal, área rurais e agrovilas.
Essas medidas já estão implantadas e contam com o apoio direto do Comandante do Batalhão, Tenente Coronel PM Reis, que percebendo as necessidades do município, vem trabalhando de forma intensiva para auxiliar a Companhia PM no que tange a preservação da ordem pública.
Dentro desta remodelação, de acordo com o Capitão PM Disaró, o apoio do CONSEG (Conselho de Segurança) é altamente importante, principalmente na realização das Campanhas Educativas, além de ser um meio de o cidadão participar mais ativamente das ações da PM em Presidente Epitácio.
Algumas Campanhas já veiculadas pela Polícia Militar destacam um dos pontos principais para a prevenção de furtos, que é a atenção que o cidadão deve ter com seus bens, como por exemplo o cuidado com bicicletas, motocicletas, veículos e objetos pequenos de fácil manuseio, que por ventura fiquem para fora das residências. Quanto aos cuidados com as bicicletas a PM orienta ao cidadão alguns cuidados como: “circular em uma velocidade segura de forma a não criar perigo para sua segurança e a dos outros; respeitar os pedestres e outros usuários da via pública; evitar andar sozinho em lugares desertos. Sempre que possível pedale com amigos; evitar emprestar sua bicicleta a estranhos; manter sempre sua bicicleta sob vigilância; usar trancas e cadeados caso precise deixá-la sozinha, mesmo que seja só por alguns instantes. Quanto a isto a PM está buscando junto ao CONSEG e Associação Comercial realizar uma Campanha que incentiva a compra de correntes e cadeados para prender motocicletas e bicicletas com o objetivo de evitar os furtos; ao comprar sua bicicleta, exija nota fiscal e peça que o número do quadro (chassis) conste na nota. Em caso de furto a nota é a sua melhor garantia para recuperá-la; Em caso de furto ou roubo, ligue para a Polícia e forneça todos os dados e as características particulares de sua bicicleta (marca, número do quadro, cor, modelo, etc); Se você viu o ladrão tente descrevê-lo (cor, altura, roupas, direção da fuga, etc); Não reaja. Sua vida não tem preço”.
Já para as motocicletas as orientações são: cuidado com a aproximação de outras motos, principalmente com dois ocupantes; evite andar sozinho e prefira sair em grupos; evite passar por locais isolados e mal iluminados; quando estacionar a motocicleta, use as travas, leve o capacete e afaste-se, nunca deixe a chave no contato; instale alarmes e dispositivos antifurto (como sensores de corte de ignição e combustível acionado pela simples distância do condutor com a moto); Se você vir alguém mexendo em sua moto não se aproxime. Chame a Polícia imediatamente; Em caso de furto ou roubo, ligue para a Polícia e forneça todos os dados e as características particulares de sua motocicleta (marca, número do chassis, cor, modelo, etc); Se você viu o ladrão, tente descrevê-lo (cor, altura, roupas, direção de fuga, etc); Se for vítima de roubo não reaja! Faça movimentos lentos e desça da moto; nunca reaja. Sua vida não tem preço”.

“É importante ressaltar que o cidadão pode e deve colaborar com mas ações da Polícia Militar, principalmente em seguindo as dicas de segurança e guardando os objetos de fácil manuseio que fiquem para fora das residências, bem como as motos e bicicletas, inibindo desta forma a ação dos criminosos. Em Presidente Epitácio, dos furtos registrados em veículos, 40% deles ocorrem pelo descuido dos proprietários ao deixar o veículo aberto, na maioria das vezes com a chave no contato ou estacionado em local escuro, onde se torna difícil a visualização de alguma ação criminosa. Gostaria de solicitar o apoio da população, lembrando que é possível colaborar principalmente nas informações repassadas à PM através do 190 quando se percebe a existência de alguma ação fora da normalidade. O sigilo é absoluto e as informações muito úteis ao nosso trabalho. Desta forma, trabalhando Polícia Militar e cidadão de forma conjunta é possível atingirmos o objetivo destas ações, que é diminuir os furtos no município e trabalhar de forma coesa, dando confiança e segurança ao cidadão epitaciano”, finalizou o capitão PM Luis Nelson Disaró.”


POLICIAMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DA XXXVI FAIVE


            O 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior divulgou em nota as ações preventivas de policiamento com o objetivo de preservar a ordem pública e garantir a tranquilidade dos moradores de Presidente Venceslau e visitantes por ocasião da XXXVI FAIVE – Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau, realizada no período de 24 de agosto a 02 de setembro, no Recinto de Exposições Alfredo Ellis Neto.
            Tendo em vista que a missão da Polícia Militar do Estado de São Paulo é proteger as pessoas, o objetivo do reforço policial é garantir a segurança pública, proporcionando condições favoráveis à população e visitantes que comparecerem ao recinto de exposições e moradores da cidade.
            O efetivo foi reforçado com policiais militares que trabalham na área administrativa, além de policiais militares escalados em suas horas de folga, tudo para garantir a efetiva proteção das pessoas.
            Tendo em vista que, de acordo com o caput do artigo 144 da Constituição Federal a segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos, a Polícia Militar divulgou algumas orientações a toda população para que o comparecimento aos eventos da Feira fosse feito com segurança, bem com a proteção das pessoas e seu patrimônio:
            As dicas de segurança foram as seguintes:
            1) o ideal seria não deixar sua residência sozinha (sem a presença de alguma pessoa), mas se isso não for possível, solicite a um vizinho que fique atento e diante de qualquer movimentação estranha acione a Polícia Militar através do telefone 190;
             2) procure reforçar bem as fechaduras das portas e janelas;
             3) desligue a campainha para evitar que pessoas fiquem testando se há pessoas em casa;
             4) deixe algum telefone de contato com vizinho, parente ou amigo;
             5) evite levar consigo grande quantidade em dinheiro ou jóias;
            6) Se for conduzir automóvel, motocicleta ou qualquer outro veículo, não faça uso de bebidas alcoólicas, uma vez que, além de estar cometendo crime de trânsito previsto em lei, poderá ocasionar graves acidentes e transformar a alegria em um grande problema;
            7) cumpra fielmente as leis e normas de trânsito, de forma que não sejam cometidas infrações, consequentemente não coloque em risco sua vida e a vida de outras pessoas;
            8) não compareça ao recinto da Feira com bebidas em recipiente de vidro, garrafas plásticas ou qualquer outro recipiente que possa ser utilizado como objeto de agressão, pois não será admitido o ingresso com esses materiais (fiscalização a cargo da segurança particular do evento);
             9) ao sair do local de Show, faça com calma, sem pânico ou correria;
            10) caso esteja com crianças, fique atento para que elas não se percam em meio a concentração de pessoas;
           11) não dê ouvidos a provocações ou intimidações que possam gerar discussões e até mesmo agressões físicas;
            12) não deixe objetos de valor no interior de veículos;
            13) não aceite oferta de pessoas estranhas.
            Enfim, divirta-se de forma sadia e responsável, contribuindo para sua segurança e de sua família.
           A missão da Polícia Militar é proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública. Trabalhando em parceria com a população e autoridades constituídas do município, com certeza teremos sempre um resultado satisfatório quanto aos índices de criminalidade.
  
POLÍCIA MILITAR SE REÚNE COM A COMISSÃO EXECUTIVA DA FAIVE

            Na manhã do dia 21 de agosto (terça feira) o Comando do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior se reuniu com o Presidente e integrantes da Comissão Executiva da FAIVE 2012 (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau), para tratar dos últimos detalhes em relação a segurança pública do evento.
            Participaram da reunião o Comandante Interino do 42º BPM/I, Major PM Jefferson Bastos, o Comandante da 1ª Companhia PM, Capitão PM Reginaldo Souza Ferraz, o Comandante do 3º Pelotão de Policiamento de Presidente Venceslau, 1º Tenente PM Ortiz Giacomine de Sales, o Presidente da Comissão Executiva da FAIVE 2012, Senhor Roberto Rodrigues e o integrante da Comissão, o Senhor Fernando Hamada.
            Também estiveram presentes os Senhores André Ferreira Lopes e Adelson F. Veríssimo Gomes, ambos da empresa privada contratada para realizar a segurança e controle de acesso ao local do evento.
Na reunião foram discutidos assuntos relativos às restrições quanto ao ingresso do público e condutas no interior do recinto:
            1) proibição da venda ou fornecimento de bebida alcoólica para menores de idade;
            2) proibição de ingresso no recinto portando canivetes ou outros objetos cortantes e pontiagudos que possam ser usados como arma;
            3) proibição da entrada no recinto com garrafas e vasilhames de vidro de qualquer tipo;
           4) proibição de panfletagem eleitoral no interior do recinto (essa notícia foi transmitida pela comissão organizadora, segundo orientações do juízo eleitoral);
           5) proibição quanto ao estacionamento na lateral do recinto, a partir da portaria principal até nas proximidades do aeroporto, onde houver placa de sinalização informando tal proibição;
           6) no dia 25 de agosto haverá uma cavalgada que irá percorrer as Avenidas Tiradentes, João Pessoa, Dom Pedro II, Princesa Isabel, Ruas Bernardino de Campos, General Osório e por fim a Avenida Carlos Platzeck;
           7) nos dias dos grandes e principais shows, visando a melhor dispersão do público e para proporcionar maior comodidade, a Polícia Militar organizará a saída e o fluxo dos veículos, do recinto de exposições até as proximidades da Penitenciária II, utilizando inclusive a contramão de direção, somente enquanto o movimento estiver intenso, providenciando para tanto a devida sinalização.
 

COMANDO DA 2ª COMPANHIA PM RECEBE GRUPO DE ESTUDANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DE TRABALHO ESCOLAR

No dia 27 de agosto, o Comandante da 2ª Companhia PM do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Capitão PM Luís Nelson Disaró, recebeu na sede da Organização Policial Militar, um grupo de estudantes da 8ª série do ensino fundamental de Presidente Epitácio/SP.
Os estudantes do Colégio ANGLO, durante o desenvolvimento de um trabalho escolar, solicitaram uma explanação sobre o uso da tecnologia na Corporação e detalhes relativos aos benefícios com o uso dessas ferramentas, bem como sua importância para o desenvolvimento do trabalho policial, controle estatístico e divulgação.
Outro tema da reunião foi com relação aos projetos desenvolvidos pela Polícia Militar em Presidente Epitácio. Na ocasião o Capitão PM Disaró expôs aos estudantes alguns projetos que estão em fase de elaboração, relativos a campanhas educativas, como por exemplo, a prevenção ao furto de bicicletas.
Explicou que está sendo proposta uma parceria entre o CONSEG (Conselho de Segurança), Associação Comercial de Presidente Epitácio e Polícia Militar, visando o incentivo ao uso de correntes e cadeados, objetivando dificultar e até mesmo evitar ocorrências de furto.
Outra proposta seria o desenvolvimento de um cadastro de bicicletas do município com a finalidade de auxiliar na localização daquelas que, por ventura, sejam furtadas, roubadas ou extraviadas, colaborando desta forma para a diminuição dessa modalidade delituosa.
O Capitão PM Disaró considerou positiva a iniciativa da Instituição Escolar, que propôs a realização da reunião. O encontro proporcionou uma oportunidade ímpar aos estudantes e à Polícia Militar, inclusive estreitando o relacionamento e a sintonia, indo ao encontro dos princípios de Polícia Comunitária.



COMANDANTE DA 2ª COMPANHIA PM RECEBE COMERCIANTES DE BICICLETAS E PROPÕE REALIZAÇÃO DE CADASTRO

No dia 31 de agosto, o Comandante da 2ª Companhia PM do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Capitão PM Luis Nelson Disaró, recebeu na sede da Organização Policial Militar, alguns proprietários de lojas de bicicletas.
O objetivo da reunião foi propor aos comerciantes um modelo de cadastro para bicicletas no município, sendo que a iniciativa foi bem recebida pelos convidados que concordaram com a idéia e se dispuseram a começar realizar os trabalhos já no início do mês de setembro.
A campanha será desenvolvida da seguinte maneira: quando o consumidor comprar uma bicicleta receberá uma ficha cadastral, que será preenchida com os dados da bicicleta e do proprietário. Essa ficha será entregue no Posto Policial Militar local e a bicicleta será fotografada. Na ocasião o proprietário receberá um número cadastral.
O cadastro contribuirá para que, quando da ocorrência de extravio, furto ou roubo da bicicleta, a Polícia Militar disponha dos dados e características da bicicleta, podendo assim contribuir para a localização, bem como o encontro do legítimo proprietário.
Essa medida visa inibir as ocorrências de furto de bicicletas, além de proporcionar dados para a recuperação dos produtos furtados e a prisão dos autores dos delitos, contribuindo para a proteção às pessoas, o cumprimento das leis, o combate ao crime e a preservação da ordem pública.
  


 



42º BPM/I REALIZA SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO POLICIAL MILITAR

Na manhã do dia 09 de agosto, o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou uma solenidade de Valorização Policial Militar.
O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e foi realizado no Anfiteatro da UNIESP de Presidente Venceslau/SP.
Dentre os convidados, estava presente o Tenente Coronel Sinomar Pereira dos Reis, representado Comandante de Policiamento do Interior–8, Coronel PM Francisco Lozzi da Costa. Também estiveram presentes o Comandante do 42º BPM/I Tenente Coronel Donizete Martins do Reis, o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Presidente Venceslau, Dr Ernane Custódio Erbella, Integrantes do Lions Clube e Lions Clube Visão de Presidente Venceslau, além de outras personalidades do município e familiares dos homenageados.
Na oportunidade, houve a entrega de certificados aos Policiais Militares eleitos nos meses de abril, maio e junho. O 1º Sargento PM Marcos Antonio Teixeira de Souza e Soldado Márcio Affonso foram homenageados referente ao mês de abril. O 1º Sargento PM Márcio Roberto Brambilla e os Soldados PM Claudio Cesar Aguiar e José Maria Machado da Rocha, referente ao mês de maio. Referente ao mês de junho foram homenageados o 1º Sargento PM Paulo Henrique Ribeiro, os Soldados PM Rogério Campos Collete e Ricardo Monteiro.
A solenidade também contou com a entrega de 44 “Medalhas Valor Militar”, sendo 32 em grau bronze e 12 em grau prata. A Medalha Valor Militar é concedida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo aos Policiais Militares que, durante uma ou mais décadas, serviram à Policia Militar com bons, leais e relevantes serviços e sem punições.
O evento comemorativo foi encerrado às 11h30min e todos os presentes tiveram a oportunidade de cumprimentar os Policiais Militares homenageados.

  

42º BPM/I  HOMENAGEIA “PM DO MÊS DE ABRIL” DURANTE A SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO POLICIAL MILITAR

Dentre as homenagens realizadas na solenidade de Valorização Policial Militar,o 1º Sargento PM Marcos Antonio Teixeira de Souza recebeu o certificado de “Policial Militar do mês de Abril de 2012”, na área do 42º BPM/I. O 1º Sargento PM Teixeira atua em Presidente Epitácio, área da 2ª Companhia.
A atuação operacional do 1º Sargento PM Teixeira foi bastante relevante, em especial no dia 14/04/12, quando prendeu em flagrante três indivíduos por tráfico de entorpecentes, sendo apreendidos na ocasião vinte e sete pedras de “crack”, quinhentos e quinze reais em dinheiro, um cartucho intacto de espingarda calibre 12 e um cartão de crédito.
A equipe da Seção de Comunicação Social registrou o momento festivo com a presença dos convidados e Policiais Militares homenageados.
 Ten Cel PM Donizete Martins dos Reis, Comandante do 42° BPM/I e o 1º Sargento PM Teixeira.



EQUIPE DA FORÇA TÁTICA É HOMENAGEADA EM SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO POLICIAL MILITAR

Na solenidade de Valorização Policial Militar realizada no dia 09 de agosto o 1º Sargento PM Márcio Roberto Brambilla e os Soldados PM Claudio César Aguiar e José Maria Machado da Rocha foram homenageados por haverem sido eleitos “Policiais Militares do mês de Maio de 2012”, na área do 42º BPM/I. A equipe trabalha na Companhia de Força Tática, sediada em Presidente Venceslau e com área de atuação nos onze municípios de abrangência do 42º BPM/I.
A atuação operacional dos Policiais Militares foi bastante relevante, uma vez que atenderam várias ocorrências de vulto, em especial no dia 22 de maio, quando prenderam um indivíduo na cidade Presidente Epitácio, que estava em um ônibus e transportava vários materiais que são utilizados em crimes nas agências bancárias (caixas eletrônicos). Dentre os materiais localizados estava um dispositivo conhecido como “chupa cabra” e ferramentas e equipamentos para a instalação. O indivíduo vinha da cidade de Dourados/MS, onde permaneceu por dois dias instalando o dispositivo em uma agência bancária daquela cidade. Um pen drive que transportava continha informações e filmagens referentes a aproximadamente 10 (dez) clientes.
A equipe da Seção de Comunicação Social registrou o momento festivo com a presença dos convidados e policiais militares homenageados.

Tenente Coronel PM Donizete Martins dos Reis, Comandante do 42° BPM/I, 1° Sargento Márcio Roberto Brambilla, Soldado PM Claudio César Aguiar, Soldado PM José Maria Machado da Rocha e o Tenente Coronel PM Sinomar.


 POLICIAIS MILITARES DO MÊS DE JUNHO SÃO HOMENAGEADOS

Ainda durante a solenidade de Valorização Policial Militar o 2º Sargento PM Paulo Henrique Ribeiro e os Soldados PM Rogério Campos Collete e Ricardo Monteiro foram homenageados por terem sido eleitos “Policiais Militares do mês de Junho de 2012”, na área do 42º BPM/I. A equipe trabalha na Companhia de Força Tática, sediada em Presidente Venceslau e com área de atuação nos onze municípios de abrangência do 42º BPM/I.
A atuação operacional dos Policiais Militares foi bastante relevante, uma vez que atenderam várias ocorrências de vulto, em especial no dia 27 de junho, quando foram acionados para atender uma ocorrência na cidade de Presidente Venceslau, onde um indivíduo subiu em uma antena de telefonia de aproximadamente 80 metros de altura, chamando a atenção de todas as pessoas que por ali passavam, dizendo que iria pular e cometer o suicídio. Os Policiais Militares se deslocaram para o local, onde imediatamente foram estabelecidas as negociações para convencê-lo a descer do local.
O 2º Sgt PM Ribeiro possui curso de negociação em eventos críticos e a ocorrência teve um desfecho positivo, uma vez que, após aproximadamente quatro horas de negociação, o indivíduo foi convencido por ele a descer da torre e devido a estar visivelmente perturbado foi conduzido ao Pronto Socorro para ser avaliado e medicado.
A equipe da Seção de Comunicação Social registrou o momento festivo com a presença dos convidados e Policiais Militares homenageados.

 
42º BPM/I HOMENAGEIA SOLDADO PM TEMPORÁRIO CAROLINE DURANTE A SOLENIDADEDE VALORIZAÇÃO POLICIAL MILITAR

A Soldado PM Temporário Caroline Sarraipa Batista recebeu o certificado de “Policial Militar Temporário do 1º semestre de 2012”, na área do 42º BPM/I. A Soldado PM Temporário Caroline atua na 2ª Companhia PM, que administra os municípios de Presidente Epitácio e Caiuá.
A atuação administrativa da Soldado PM Temporário Caroline no 1º semestre foi bastante relevante, sendo exemplo pela constância de suas ações e profissionalismo. Cumpre com maestria as funções no setor de Operações e Estatísticas, auxiliando na elaboração dos mapas de índices criminais, visando para o planejamento e distribuição do policiamento, que prioriza as regiões críticas, a fim de garantir uma segurança pública de qualidade a toda população de Presidente Epitácio e Caiuá.
No tempo em que serve na 2ª Companhia PM angariou a confiança e estima de todo o efetivo, sendo admirada por seus atributos morais e pela integridade de seu caráter. É ícone de profissional, inteligente e organizado, que realiza com amor e perfeição suas atividades, sendo referencial em pontualidade, pois se desdobra para cumprir todos os prazos e metas estabelecidos.


GOVERNADOR CONDECORA POLICIAIS MILITARES DO 42º BPM/I COM MEDALHAS “VALOR MILITAR” EM GRAUS BRONZE E PRATA

Na solenidade de Valorização Policial Militar foram entregues Medalhas “Valor Militar” em grau bronze aos seguintes Policiais Militares: Capitão PM Reginaldo Souza Ferraz, Subtenente PM Ricardo Jock, 2º Sargento PM Alberto Fernandes, 3º Sargento PM Luiz Augusto Bispo, 3º Sargento PM Raimundo de Souza Ferreira, 3º Sargento PM Emerson Marques, Cabo PM Cristiano Alonso Mendonça, Cabo PM Roberto dos Santos Catarino, Soldado PM Rosimeire Estavam Arias, Soldado PM Melissa Cristina Pereira Pessin Carrinho, Soldado Antonio Aparecido Estevam, Soldado PM Amauri Ferrari, Soldado Wellison Delgado de Souza, Soldado PM Fábio José Dias Reis, Soldado PM Mauri Rosa, Soldado PM José Vanderlei Vergani, Soldado PM Ednaldo Aparecido Gomes Ferreira, Soldado PM Adriano Terrengui, Soldado PM Edgar Vicente da Silva Guirado, Soldado PM Adnã Lensone, Soldado PM João Marcelo da Silva Guirado, Soldado PM Eliane Alves da Silva Oliveira de Costa, Soldado PM Milton Lourenço Júnior, Soldado PM Paulo Stanley da Cruz, Soldado PM Álvaro Cesar da Silva, Soldado PM Gilmar Florentino, Soldado PM Dilvo de Oliveira, Soldado PM Márcio de Araújo Infante, Soldado PM Victor Paulo Reule, Soldado PM Adriane Teresa da Cunha Carminatti e Soldado PM Allison Dinis Rodrigues de Melo.
A Medalha “Valor Militar” em grau bronze é concedida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo aos Policiais Militares que durante dez anos serviram à Policia Militar com bons, leais e relevantes serviços, sem terem sofrido punições.
Na oportunidade também foram entregues Medalhas “Valor Militar” em grau prata aos seguintes Policiais Militares: Subtenente PM Antonio Francisco Ferreira, 1º Sargento PM José Wanderlei da Silva, 1º Sargento PM Ricardo Cesar Saturno, 2º Sargento PM Odilon Matias Dantas Filho, 3º Sargento PM Alberto Fernandes, Cabo PM Mauro Soares Assunção, Cabo PM Dalvarício Amorim de Andrade, Cabo PM Waldemar Castrequini Júnior, Cabo PM Adailton Pedrosa, Soldado PM Antonio Carlos Previato,  Soldado PM José Roberto de Almirante e Soldado PM Leonel Souza da Silva.
           A Medalha “Valor Militar” em grau prata é concedida pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo aos Policiais Militares que durante vinte anos serviram à Policia Militar com bons, leais e relevantes serviços, sem terem sofrido punições.


 
42º BPM/I FORMA 70 CRIANÇAS PELO PROERD EM PRESIDENTE VENCESLAU

No dia 09 de agosto (quinta-feira), às 18:00 horas, foi realizada pelo 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de setenta alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil “Professora Santa Duarte D’incao”, de Presidente Venceslau.
O evento ocorreu em parceria com a Instituição Escolar e contou com a presença de várias autoridades civis e militares.
Os alunos participaram ativamente daquele momento festivo, inclusive encenando uma peça infantil de teatro de fantoches. A solenidade foi marcada por um clima de alegria, contando com a presença de seus familiares presentes no evento.
Os estudantes receberam os certificados e foram cumprimentados pelas autoridades presentes e também pela Cabo PM Anivalda Aparecida Neves, da 1ª Companhia PM, que foi a instrutora responsável pela aplicação do Programa na escola. Também foram entregues medalhas do PROERD aos alunos que se destacaram durante as instruções do Proerd.
O Proerd é um programa didático-pedagógico desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 1996, onde crianças e adolescentes das quartas e quintas séries do ensino fundamental, públicas e particulares, estaduais e municipais, urbanas e rurais, recebem aulas semanais de policiais militares especialmente treinados para esse fim, durante um semestre letivo, seguindo uma cartilha especial, onde são ensinadas técnicas para nossos jovens dizerem não quando forem abordados para usarem drogas, além de lições de cidadania e fortalecimento da auto-estima.  
“PROERD – Nossas crianças de bem com a vida”






CREAS DE PRESIDENTE EPITÁCIO REALIZA CONCURSO DE REDAÇÃO EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgão da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Presidente Epitácio, está realizando uma parceira com a Polícia Militar no sentido de promover a primeira campanha contra o uso de drogas, através de um concurso de desenhos e frases, envolvendo crianças do 5º ano do ensino fundamental.
Os instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) estão participando ativamente da organização do evento, que é voltado àqueles estudantes que atualmente recebem instruções do Programa nos diversos estabelecimentos de ensino do município.
O vencedor do concurso receberá prêmios e sua arte será utilizada na campanha oficial, que será realizada no mês de outubro, através de folders e divulgação nos meios de comunicação. Os eventos serão direcionados às crianças, com a realização de palestras referentes ao tema.
A partir do público atendido pelo CREAS, foram verificadas várias fragilidades em situações de violência causadas pelo uso de drogas. O apoio do PROERD nessa campanha é muito importante, uma vez que o Programa já trabalha há diversos anos com as crianças enfocando os malefícios das drogas.


BANDA DE MÚSICA REGIMENTAL DO CPI-8 ESTEVE PRESENTE NA ABERTURA DA XXXVI FAIVE

No dia 24 de agosto (sábado), foi aberta oficialmente a 36º Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (FAIVE), com uma solenidade realizada no portal de entrada do recinto de exposições Alfredo Ellis Neto, em Presidente Venceslau.
O evento contou com a presença da Banda de Música Regimental (BMR) do Comando de Policiamento do Interior–8, que abrilhantou o evento executando hinos e belas canções, oportunas à ocasião.                                     
Banda de Música Regimental do CPI-8
            Foto: Caio Lanziani

GRUPAMENTO DE POLÍCIA MONTADA DO CPI-8 REFORÇA POLICIAMENTO NA ABERTURA DA XXXVI FAIVE

O grupamento de Polícia Montada do Comando de Policiamento do Interior-8 reforçou o policiamento na abertura oficial da 36º Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (FAIVE).
A Feira Agropecuária é realizada anualmente e é organizada no recinto de exposições Alfredo Ellis Neto.
A abertura ocorreu no dia 25 de agosto com a presença de autoridades civis, militares, visitantes e população de Presidente Venceslau/SP.

Grupamento de Polícia Montada do CPI-8
 Foto: Caio Lanziani








POLÍCIA MILITAR PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES
EM SANTO ANASTÁCIO/SP

No dia 01 de agosto, Policiais Militares do Programa de Policiamento de Força Tática do 42º BPM/I prenderam um indivíduo por Tráfico de Entorpecentes na cidade de Santo Anastácio/SP.
Por volta das 18h09min, durante patrulhamento pela Rua Paraná, os Policiais Militares notaram uma estranha movimentação em um campo de futebol daquela rua.
Ao fazer a aproximação para a abordagem, visualizaram o momento em que uma pessoa entregou dinheiro a um indivíduo, recebendo algo em troca. Ao perceber a presença da viatura o homem que comprava o entorpecente colocou o invólucro em sua boca.
Os Policiais Militares localizaram a droga, 0,001 Kg de “crack” e com o indivíduo fornecedor e R$ 46,00 (quarenta e seis reais) em dinheiro.    
Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas ao Plantão de Polícia Judiciária, para as providências pertinentes. O indivíduo foi preso por tráfico de entorpecentes recolhido à Cadeia pública local.

MOTOCICLETA FURTADA EM JULHO É RECUPERADA PELA
POLÍCIA MILITAR NA OPERAÇÃO CAVALO DE AÇO

No dia 02 de agosto, Policiais Militares da 3ª Companhia do 42º BPM/I recuperaram uma motocicleta furtada em Rosana/SP.
Por volta das 23h22min, durante patrulhamento pela Avenida João Dutra Caldeira, os Policiais Militares notaram que um indivíduo estacionou uma motocicleta e em seguida se afastou do veículo de forma estranha.
Os policiais, diante da suspeita, realizaram a pesquisa do emplacamento da moto, onde constou que o veículo tratava-se de produto de furto ocorrido em julho deste ano em Euclides da Cunha Paulista/SP.
A partir das informações, a equipe realizou patrulhamento pelas imediações, onde localizaram o referido indivíduo, e ao indagá-lo sobre o ocorrido, informou que havia adquirido a moto pelo valor de R$2.000 (dois mil reais) em troca por um Fiat 147 de sua propriedade.
Diante dos fatos, a parte juntamente com a motocicleta foi encaminhada ao Plantão de Polícia Judiciária, para as providências pertinentes.
A Operação Cavalo de Aço é desenvolvida pela Polícia Militar, direcionando-se as abordagens policiais a condutores e passageiros de motocicletas, que é o veículo mais utilizado pelos criminosos na prática de atos delitivos, em razão de sua rapidez.


POLÍCIA MILITAR PRENDE EM FLAGRANTE
AUTOR DE ROUBO EM PRESIDENTE VENCESLAU

No dia, 06 de agosto, por volta de 06h20min, Policiais Militares da 1ª Companhia do 42º BPM/I prenderam em flagrante delito um indivíduo pela prática de roubo na cidade de Presidente Venceslau/SP.
A vítima acionou a Polícia Militar, relatando que o indivíduo havia subtraído mediante violência física sua bolsa e um relógio de pulso, evadindo-se rapidamente do local.
A equipe policial com a posse das características e informação sobre o rumo tomado, iniciou as diligências, vindo a localizá-lo próximo à Praça do bairro Antônio Daraia. O indivíduo estava com R$20,00 subtraídos da bolsa e nas imediações da abordagem foram localizadas a blusa e a touca que vestia no momento do roubo.
As partes foram encaminhadas para o Plantão de Polícia Judiciária, onde a vítima e uma testemunha reconheceram o autor do delito.
No momento em que arrancou o relógio de pulso da vítima, o indivíduo causou uma lesão no braço da vítima, devido à violência com que agiu. O autor do roubo foi encaminha ao sistema prisional.



POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER EM FLAGRANTE POR
TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM PRESIDENTE VENCESLAU

Em 06 de agosto (segunda-feira), Policiais Militares do Programa de Força Tática do 42º BPM/I prenderam uma mulher que comercializava entorpecente, defronte a sua residência em Presidente Venceslau/SP.
Os Policiais Militares intensificaram o patrulhamento nas imediações da Rua Manoel de Oliveira Neto devido a uma intensa movimentação de pessoas, que compareciam e mantinham contato com a indiciada.
A mulher, em atitude suspeita, manuseava um recipiente plástico e ao perceber a aproximação dos patrulheiros escondeu-o em um gramado ali existente.
Durante a abordagem foram localizadas 06 (seis) porções de “crack”, prontas para o consumo.
A mulher foi presa e conduzida ao Plantão de Polícia Judiciária, juntamente com a droga apreendida e cinquenta reais em dinheiro, quantia esta adquirida com a venda do entorpecente.

INDIVÍDUO É PRESO COM TELEFONE CELULAR FURTADO EM SANTO ANASTÁCIO

No dia 08 de agosto, Policiais Militares da 1ª Companhia PM do 42º BPM/I prenderam um indivíduo que estava com um celular furtado na cidade de Santo Anastácio/SP.
Os Policiais Militares foram acionados pelo COPOM para realização de abordagem ao indivíduo, que estava em atitude suspeita pela Rua Barão do Rio Branco e na busca pessoal localizaram um aparelho celular sob sua posse, porém não soube dizer a procedência do objeto.
Como já estava ciente de furto ocorrido anteriormente, a equipe entrou em contato com a vítima, que de imediato reconheceu o aparelho de sua propriedade e que havia sido subtraído.
Na residência do acusado foram encontrados vários documentos em nome de outras pessoas e objetos de procedência suspeita, os quais foram apreendidos.
O indivíduo foi preso e conduzido ao Plantão de Polícia Judiciária, onde permaneceu à disposição da Justiça.

POLÍCIA MILITAR DETÉM INDIVIDUO COM MATERIAL ILÍCITO NA CIDADE DE PRESIDENTE VENCESLAU

No dia 08 de agosto, Policiais Militares do Programa de Força Tática detiveram na cidade de Presidente Venceslau um indivíduo que estava com 800 (oitocentas) camisetas de origem estrangeira e falsificadas.
Os Policiais Militares realizavam fiscalização a um ônibus que fazia o trajeto interestadual de Campo Grande/MS à cidade de São Paulo e localizaram as camisetas. Ao ser indagado o indivíduo disse que o material é de origem estrangeira (Peru) e tudo falsificado.
Declarou ainda que adquiriu as camisetas pelo valor de US$2,00 (dois dólares) cada e que revenderia o produto na Capital Paulista pelo valor de R$30,00 (trinta reais) cada.
Diante doa fatos, foi conduzido ao Plantão de Polícia Judiciária para adoção das medidas pertinentes. O material ilícito foi apreendido.



POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE POR
TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM TEODORO SAMPAIO

No dia 12 de agosto (domingo), Policiais Militares da 3ª Companhia PM do 42º BPM/I apreenderam 20 (vinte) porções de “crack” em Teodoro Sampaio/SP.
Após denúncia de que um homem comercializava o entorpecente em sua residência, os Policiais Militares foram autorizados pelo seu genitor a realizar a busca domiciliar. Durante a vistoria o entorpecente foi localizado no colchão da cama do indiciado.
Diante dos fatos o acusado foi preso e encaminhado ao Plantão de Polícia Judiciária, sendo posteriormente transferido para o Centro de Detenção Provisória de Caiuá/SP.


INDIVÍDUOS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE POR
TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM PRESIDENTE EPITÁCIO

Na madrugada do dia 13 de agosto (segunda-feira), por volta de 02h30min, Policiais Militares do Programa de Força Tática do 42º BPM/I prenderam dois indivíduos por tráfico de entorpecente em Presidente Epitácio/SP.
A equipe realizava patrulhamento pela Rua Nascimento Gomes, Vila Martins e notou uma intensa movimentação de pessoas em uma residência, onde dois indivíduos entregavam e recebiam algo de alguns solicitantes que ali compareciam.
Os indivíduos permaneceram em atitude suspeita, momento em que foram abordados pelos Policiais Militares. Em busca domiciliar a equipe localizou 23 (vinte e três) pedras de “crack” escondidas dentro da lixeira do banheiro e ainda a quantia de R$270,00 em dinheiro. 
Diante dos fatos os acusados foram presos e conduzidos ao Plantão de Polícia Judiciária, onde permaneceram à disposição da Justiça.


INDIVÍDUO É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SANTO ANASTÁCIO

Na noite do dia 19 de agosto, por volta de 23h55min, Policiais Militares da 1ª Companhia do 42º BPM/I prenderam em flagrante delito um indivíduo por tentativa de homicídio em Santo Anastácio/SP.
Os Policiais Militares foram acionados pelo COPOM para atendimento de uma ocorrência, onde uma pessoa havia sido agredida com golpes de faca e o autor se evadido rapidamente do local.
Ao constatar as lesões sofridas pela vítima, foi providenciado o devido socorro e em seguida os Policiais Militares iniciaram as diligências no sentido de localizar o indivíduo.
O agressor foi encontrado e no momento ainda estava com a faca em punho, sendo logo convencido pela equipe policial a entregar a arma utilizada no crime.
Diante dos fatos preso em flagrante delito e encaminhado ao Plantão de Polícia Judiciária, permanecendo à disposição da Justiça.


POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM E MULHER POR
TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM ROSANA

Em 20 de agosto (segunda-feira), Policiais Militares da Rádio Patrulha de Rosana/SP, prenderam em flagrante um homem e uma mulher por tráfico de entorpecentes.
A Equipe realizava patrulhamento ostensivo preventivo pela Rua Usina de Caraguatatuba, quando avistaram as duas pessoas próximas a uma residência, local suspeito de ponto de comercialização de entorpecentes.
Ambas foram abordadas e ao realizar busca pessoal foi encontrado com o homem duas notas de R$10,00 (dez reais) e uma embalagem plástica contendo cocaína.
Diante da fundada suspeita e devidamente autorizados os policiais procederam a buscas no interior da referida residência, onde foram encontrados 95 embalagens (pinos) com cocaína, 05 pedras de crack, 12 gramas de maconha, 01 balança, R$285,00 em dinheiro, 01 aparelho de celular e outras 104 embalagens (pinos) vazias.
Partes e materiais foram apresentados na Delegacia local onde a voz de prisão foi ratificada pela Autoridade Policial.


POLÍCIA MILITAR PRENDE DUAS PESSOAS POR
TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA

No dia 22 de agosto (quarta feira), Policiais Militares da Rádio Patrulha de Euclides da Cunha Paulista/SP, prenderam em flagrante duas pessoas por tráfico de entorpecentes.
A Equipe policial realizou busca domiciliar em uma residência da Avenida Mário Eduardo Ferreira para averiguação de informações sobre o fato de que os moradores dali escondiam entorpecentes e realizavam o comércio das drogas.
Após minuciosa procura por vestígios de entorpecentes, os Policiais Militares encontraram 18 (dezoito) porções de “crack” e uma porção de “maconha”, que estavam escondidos na estrutura tubular de uma cama.
Uma mulher e um indivíduo, moradores do local foram conduzidos ao Plantão de Polícia Judiciária, permanecendo à disposição da Justiça.



PATRULHEIROS DE PRESIDENTE EPITÁCIO RECUPERAM OBJETOS FURTADOS EM PRESIDENTE EPITÁCIO

No dia 28 de agosto (terça feira), Policiais Militares da 2ª Companhia do 42º BPM/I foram solicitados pelo COPOM para atender uma ocorrência referente a localização de objetos furtados em Presidente Epitácio/SP.
A vítima solicitou a presença da equipe no momento em que encontrou alguns utensílios que haviam sido furtados de sua residência e deixados nas proximidades do local.
Os Policiais Militares realizaram algumas diligências pelas imediações e visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita. Ao realizarem a abordagem os PM constaram que se tratava de adolescentes. Indagados sobre a ocorrência, um dos adolescentes disse que furtou os objetos da residência e ainda apontou onde estavam escondidos os demais itens subtraídos.
Foram recuperados: uma impressora multifuncional marca HP, um computador portátil (notebook), uma caixa de ferramentas, uma máquina fotográfica digital e varias semi-jóias. O adolescente informou ainda que já havia vendido um televisor de LCD, 32 polegadas para um indivíduo e indicou o local de sua residência.
A equipe realizou diligências na residência citada e conseguiu recuperar o televisor furtado, porém o indivíduo que adquiriu o eletrodoméstico não foi localizado.
Diante dos fatos as partes foram encaminhadas ao Plantão de Polícia Judiciária, sob acompanhamento do Conselho Tutelar, onde foram adotadas as providências pertinentes.



POLÍCIA MILITAR DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO DE ENTORPECERNTES EM PRESIDENTE VENCESLAU

No dia 28 de agosto (terça feira), Policiais Militares dos Programas de Força Tática e ROCAM prenderam em flagrante delito um individuo por tráfico de entorpecentes em Presidente Venceslau/SP. Na ocasião dois adolescentes também foram apreendidos devido a participação na ação delituosa.
Durante o patrulhamento pela Rua Miguel Pedro Correa, os Policiais Militares suspeitaram que o indiciado e os dois adolescentes estariam comercializando entorpecentes defronte a uma residência. As equipes perceberam uma estranha e intensa movimentação e desta forma resolveram realizar a abordagem.
Um dos adolescentes tentou esconder algumas porções de droga em sua boca e essa ação foi percebida pelos Policiais Militares, que localizaram seis papelotes de “crack”. Diante de tais evidências as equipes foram autorizadas a realizar busca domiciliar e encontraram mais vinte e dois invólucros do mesmo entorpecente distribuídos em vários pontos da residência.
Os envolvidos foram conduzidos ao Plantão de Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis. O indivíduo foi preso e os adolescentes apreendidos, permanecendo a disposição da Justiça. Também foram apreendidos R$140,00 em dinheiro e quatro aparelhos celulares, além de alguns objetos onde estava escondida parte da droga.



POLÍCIA MILITAR RECUPERA OBJETOS SUBTRAÍDOS DE PROPRIEDADE RURAL EM TEODORO SAMPAIO

No dia 29 de agosto (quarta feira), Policiais Militares da 3ª Companhia do 42º BPM/I foram solicitados pelo COPOM para atender uma ocorrência em uma propriedade da área rural de Teodoro Sampaio, de onde haviam sido subtraídos alguns objetos.
Os indivíduos adentraram na residência pelo telhado e subtraíram um aparelho de DVD, dois relógios, dois aparelhos celulares, oito alicates e duas serras elétricas do tipo makita.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, os Policiais Militares – Soldado PM Flávio e Soldado PM Santiago - colheram as características de alguns indivíduos que foram vistos pelas imediações e imediatamente iniciaram as diligências no sentido de localizar os autores e recuperar os objetos furtados.
Durante o patrulhamento a equipe abordou um adolescente que estava com as duas serras elétricas. Ao ser indagado o menor disse que os objetos haviam sido entregues a ele por outro adolescente, com o objetivo de revendê-los, pois se tratava de produtos de furto.
As diligências da Polícia Militar prosseguiram e o outro adolescente citado foi localizado. Ambos foram conduzidos ao Plantão de Polícia Judiciária, sob o acompanhamento do Conselho Tutelar, onde foram adotadas as medidas pertinentes.




PATRULHEIROS DO 42º BPM/I APOIAM POLICIAIS MILITARES AMBIENTAIS EM APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

No dia 29 de agosto (quarta feira), Policiais Militares da 1ª Companhia PM do 42º BPM/I realizaram a apreensão de uma arma de fogo na zona rural de Ribeirão dos Índios/SP.
A equipe foi solicitada para apoiar dois integrantes da Polícia Militar Ambiental, os quais estavam de folga e foram vítimas de ameaça nas proximidades do quilômetro 20 da Estrada do Rio do Peixe.
Os policiais militares ambientais disseram que três indivíduos estavam pescando com redes irregulares e ao serem informados sobre esse fato, um pescador sacou um revólver com a numeração raspada e passou a ameaçá-los.
Nesse momento os milicianos se identificaram como policiais e deram voz de prisão ao indivíduo, conduzindo-os até a sede do 3º Grupamento de Polícia Militar de Ribeirão dos Índios.
Todos foram apresentados ao Plantão de Polícia Judiciária. O autor das ameaças foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e posteriormente encaminhado à Cadeia Pública de Presidente Venceslau/SP. O revólver calibre .38 e cinco munições intactas foram apreendidos.

POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM PRESIDENTE EPITÁCIO

No dia 31 de agosto (sexta feira) foi realizada em Presidente Epitácio/SP uma Operação Policial com o objetivo de dar cumprimento a Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário daquela Comarca.
Quatorze Policiais Militares da 2ª Companhia PM do 42º BPM/I, devidamente comandados pelo Capitão PM Luís Nelson Disaró, realizaram as diligências em alguns locais da zona rural de Presidente Epitácio e apreenderam diversos objetos de origem ilícita.
Foram utilizadas três viaturas PM e duas motocicletas na operação, em razão das grandes distâncias entre os locais onde foram realizadas as buscas.
A operação foi encerrada por volta de 13h00min com um saldo de duas pessoas presas e a apreensão de vários objetos, inclusive um revólver calibre .22.

 

42° BPM/I EM AÇÃO



O 42° Batalhão de Polícia Militar do Interior informa que durante o mês de agosto de 2012, os Patrulheiros prenderam 20 pessoas procuradas pela Justiça na área da Unidade.
Dentre os 20 indivíduos, 03 foram presos pela 1ª Companhia, 02 deles, pela 2ª Companhia, 07 foram presos pela 3ª Companhia e 08 pela Companhia de Força Tática.







 
POST/GRAD
RE
NOME
CIA/PM
DATA NASC.
Sd PM
900254-5
JURACI PEREIRA DE OLIVEIRA  
Pel PM/1ª Cia PM
01/08
Sd PM
113180-0
NICOLAU DE SOUZA WELLER
Pel PM/1ª Cia PM
01/08
Sd PM Temp
530330-3
MARIO WILLY DANTAS MORAES
EM
01/08
Sd PM
100528-6
EDIMARCIO BORDINASSI
Pel PM/3ª Cia PM
04/08
Sd PM
112322-0
EUNICE APARECIDA NOPHAL
Pel PM/1ª Cia PM
04/08
Sd PM
975853-4
CARLOS ALBERTO ALBERTIN  
Pel PM/1ª Cia PM
09/08
Sd PM
105998-0
FABIO LUIZ REZENDE DOS SANTOS  
1º Gp PM/2ª Cia PM
09/08
1º Sgt PM
886434-9
RICARDO CESAR SATURNO
EM
10/08
Sd PM
991279-7
ANTONIO CARLOS YAMASSAKI AGUILAR  
Pel FT/Cia FT
10/08
Sd PM
126154-1
ODAIR JOSÉ RIBEIRO PRATES
Pel PM/3ª Cia PM
10/08
Sd PM
894732-5
JOSE MARIA PEREIRA  
Pel PM/1ª Cia PM
12/08
Sd PM
975800-3
JOSE AUGUSTO SIDONI  
Pel PM/1ª Cia PM
12/08
Sd PM
121379-2
RAIMUNDO COSTA DE LIMA JUNIOR
Pel PM/3ª Cia PM
12/08
Cb PM
101838-8
JEFIS UMBERTO PERES LAVORENTE
Pel FT/Cia FT
13/08
Sd PM
106100-3
RODRIGO GONCALVES MORTENSEN  
Pel PM/1ª Cia PM
14/08
Sd PM
110248-6
LEONARDO AUGUSTO MACHADO RICARDO
Pel PM/1ª Cia PM
14/08
1º Sgt PM
873937-4
MARIO YOSHIME SINOZUKE  
Pel FT/Cia FT
15/08
Sd PM
107782-1
NEUMIR CESAR DA CUNHA CARMINATTI
Pel FT/Cia FT
16/08
Sd PM
982573-8
ROSIMEIRE ESTEVAM ARIAS  
Pel PM/1ª Cia PM
17/08
Cb PM
122340-2
LUCIANO APARECIDO SANTOS SOUZA
1º Gp PM/2ª Cia PM
19/08
Sd PM
902140-0
ANTONIO CARLOS PREVIATO  
Pel PM/1ª Cia PM
19/08
Cb PM
886444-6
UILSON ALVES DE LIMA  
3ª Cia PM
20/08
Cb PM
963773-7
ANIVALDA APARECIDA NEVES  
Pel PM/1ª Cia PM
20/08
Sd PM
106000-7
AMAURI POPOVITS DA CRUZ  
2ª Cia PM
20/08
Sd PM
107751-1
DIEGO TAKAKI RICARDO DE JESUS
Pel FT/Cia FT
21/08
Sd PM
113247-4
MARLON HENRIQUE DAMÁSIO
1º Gp PM/2ª Cia PM
21/08
Sd PM
981438-8
JANAINA CONCEICAO PINTO ARANTES  
Pel PM/2ª Cia PM
22/08
Sd PM
894568-3
CLAUDIO FELIX DE SOUZA  
3º Gp PM/1ª Cia PM
24/08
1º Sgt PM
873709-6
CASSIA CRISTINA FACHOLI AFANACI  
EM
25/08
Cb PM
991260-6
CRISTIANO ALONSO MENDONCA  
Pel PM/1ª Cia PM
25/08
Sd PM
963786-9
ANDREIA CRISTINA MARMOL CAETANO  
Pel PM/1ª Cia PM
25/08
Sd PM
975851-8
WEDSON NOVAES MARMOL
Pel PM/1ª Cia PM
25/08
Cb PM
873147-A
PAULO SERGIO DO PRADO  
Pel PM/3ª Cia PM
27/08


Os mais sinceros votos de saúde, alegria e sucesso junto àqueles que lhes são queridos!

Parabéns!!!



Conheça mais sobre a nossa Unidade pela Internet:
Facebook: Quadragésimo Segundo Bpmi
Twitter: @42BPMI
Blog: 42bpmi.blogspot.com
Dúvidas, críticas e sugestões: 42bpmip5@policiamilitar.sp.gov.br
Supervisão: Tenente Coronel PM Donizete Martins dos Reis
Revisão: Major PM Jefferson Bastos e
 Capitão PM Marcio Agamenon Goes de Souza
Diagramação: 3° Sargento PM Raimundo de Souza Ferreira e
Soldado PM Temporário Laís Monteiro de Carvalho
Soldado PM Temporário Karina Nascimento dos Santos.


voltar a Lista de Informativos                              Voltar a página Inicial do 42° BPM/I

Nenhum comentário:

Postar um comentário